A nossa cruz
Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lc 9
No post anterior abordamos a revelação da igreja do Senhor Jesus Cristo: Você é o Cristo, o filho do Deus vivo.
Vamos continuar a explorar os motivos dos cristãos olharem exclusivamente para a cruz de Jesus, e para o Cristo em Jesus, sem perceber a profundidade transformadora do Cristo em nós, da nossa cruz, e as suas consequências.
Jesus Cristo pregou somente sobre a vinda do Reino de Deus, que se realizou quando Ele enviou o Espírito de Deus para habitar em nós. Na continuidade, o apóstolo Paulo pregou somente sobre a ação do Espírito de Deus no ser humano comum, como eu e você, que ele define como o mistério de Deus finalmente revelado que é Cristo, enfatizando a necessidade de formar Cristo em nós.
Quando compreendemos a obra de Jesus e recebemos o Espírito de Deus, enviado por Ele, somos salvos da nossa própria geração que é perversa e corrompida. Nesse processo, e cooperando com o poder do Espírito de Deus, Cristo vai sendo formado em nós, tomamos a nossa própria cruz e vamos crucificando as nossas paixões.
O Espírito de Deus nos capacita a suportar todo tipo de provação, e ainda com alegria, porque que a prova da nossa fé produz perseverança e, esse processo nos transforma para que sejamos perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tg 1
Ainda que, neste mundo tenhamos, e teremos aflições, é a nossa fé em Jesus Cristo e na ação do Espírito de Deus em nós que nos dará a vitória. 1Jo 5
Porque a nossa perseverança nesse processo destrói inimizades Ef 2
E quem segue a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Rm 14
O motivo mais provável é porque é mais cômodo e confortável viver de acordo com os padrões deste mundo. É muito desafiador seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, e Ele mesmo afirmou:
– Vocês sempre dão um jeitinho para deixar de lado os mandamentos de Deus, para seguir os próprios ensinamentos Mc 7
– A maioria escolhe a porta larga e o caminho amplo, que conduz à perdição. E poucos escolhem a porta estreita e o caminho apertado que leva à vida Mc 7
Enfrentamos dificuldades para confiar em Deus, na sua soberania, nos seus planos e propósitos; é muito mais simples seguir as multidões, principalmente se for atrás de um bezerro de ouro.
Vamos ver somente um exemplo, entre tantos outros, do nosso conformismo e jeitinho. Não há nenhuma intenção de julgar ou condenar, mas unicamente trazer uma reflexão sobre a realidade.
Jesus explicou aos seus discípulos que quem se divorciar e casar de novo comete adultério, exceto nos casos de imoralidade sexual. Mc 10 Mt 5
Porém, a sociedade se justifica dizendo que a Bíblia está ultrapassada, desatualizada dos usos e costumes atuais, e então isso agora vale também para os cristãos. Afinal, todo mundo faz assim.
Então, só eu vou ser pego para Cristo? Ninguém quer ser pego para Cristo, ainda que esse seja um aspecto central do cristianismo.
Jesus dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lc 9
É necessário crucificar o nosso velho homem na nossa própria cruz. É um processo sofrido; sabemos disso.
Assim como a cruz de Jesus nos perdoou, a nossa cruz pode ser o instrumento para perdoar aqueles que não creem, Cl 2
Pois foi isso o que Jesus disse após soprar o Espírito Santo sobre os seus discípulos Jo 20
Porque é a bondade de Deus que conduz à mudança de mentalidade, ao arrependimento. Rm 2
Lembre-se que tímidos, medrosos e covardes estão debaixo de outro espírito. 2Tm 1
Carregar a nossa cruz é o processo de transformação que permite a compreensão da perfeição divina. Assim como Jesus Cristo foi perfeito e por onde andava a perfeição era reestabelecida: mortos ressuscitavam, doentes eram curados, tempestades se acalmavam, porque o propósito perfeito de Deus ali estava. A nossa cruz nos eleva!!
E agora, vamos parar de olhar para a cruz de Jesus Cristo, e começar a carregar a nossa própria cruz, fortalecidos pelo seu exemplo e pelo Espírito que Ele nos enviou? Tem coragem?
Haja luz! Paz! Amém!
Você já recebeu o Espírito Santo? Porque é impossível ser cristão sem Cristo
O fruto do Espírito Porque, em última instância, esse fruto é Cristo em nós
Cristo: Uma nova geração Um farol escondido pelas tradições
O grande engano: Porque o Maligno usa a Palavra de Deus para nos enganar
A letra mata! As palavras são necessárias, mas insuficientes
A essência da Bíblia A mensagem central e essencial da Bíblia é Cristo em nós
Você é o Cristo, o filho do Deus vivo De uma forma maravilhosa Ele nos chama