As Escrituras Sagradas revelam princípios maravilhosos que vêm sendo ocultados pelos ensinos tradicionais, tanto sociais quanto religiosos.
Um deles ensina que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, e a teoria científica ensinada nas escolas afirma que o homem é um macaco que evoluiu.
Isso me lembra a história daquela menininha que foi perguntar para a sua mãe:
Mãe, você sempre me ensinou que nós fomos criados por Deus e hoje na escola a professora falou que nós viemos do macaco. Eu fui perguntar para o papai e ele confirmou o que a professora falou. Então mãe, de onde nós viemos, afinal?
A mãe respondeu calmamente: Filha, o seu pai veio de uma família, e nós viemos de outra.
As Escrituras ensinam que Deus criou o mundo chamando as coisas à existência; Deus falava e as coisas passavam a existir. Assim está escrito:
No princípio Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: Haja luz, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
Assim, Deus foi criando todas as coisas e vendo que eram boas. Quando foi criar o homem, ele disse assim: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou… E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom.
Enquanto Deus criava todas as coisas, ele via que elas eram boas; quando Deus criou o homem e a mulher, ele viu que tudo ficou muito bom.
Todo o VT conta a história do afastamento do homem de Deus, pelo engano do Maligno, as consequências disso, e apontam para a restauração do homem. O NT já mostra a reconciliação de Deus com o homem, e a sua libertação da escravidão. E observamos que o Maligno continua agindo da mesma forma, até hoje. Mesmo não tendo mais a autoridade para fazer isso, ele continua enganando os homens, fazendo com que o homem se esqueça da obra realizada por Jesus.
O VT reúne as Leis e os Profetas e se resume a: Ame o teu próximo como a ti mesmo.
Isto se provou fraco, inútil, não aperfeiçoou coisa alguma e foi abolido por Deus.
Então, no NT, Jesus nos dá um novo mandamento: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
Assim como a ciência ensina que o homem veio do macaco, muitos religiosos, ainda que com excelentes intenções, continuam pregando a observação da Lei, em detrimento do novo mandamento dado por Jesus.
Para nos lembrarmos e ficarmos mais confortáveis: Deus havia anunciado, no VT, pelo profeta Jeremias: Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes; e acrescenta: Dos seus pecados e das suas maldades não me lembrarei mais.
Uma diferença importante do VT para o NT:
No VT, nós éramos a referência: Ame, como a ti mesmo
No NT, Jesus é a referência: Amem-se, como eu os amei.
A percepção disso muda simplesmente TUDO: Não há mais a figura do próximo, eu e você não somos mais a referência; precisamos abandonar o nosso próprio senso de justiça, porque ele cheira mal.
Então, se ainda estou me referindo à velha Lei, a amar o próximo, estou resgatando o que o próprio Deus aboliu?! Jesus havia alertado: Vocês sempre dão um jeitinho de abandonar o mandamento de Deus para seguir as suas próprias tradições.
Viemos de qual família, afinal…. rsrs?
(Continua… em outro post)
Compartilhe!