O grande engano
O grande engano é ignorar o MAL, e a nossa própria maldade. É também ignorar que o Maligno usa a palavra de Deus para nos enganar.
Diante de uma situação difícil, é muito comum falar, ou ouvir: Deus no comando! É verdade isso? A Bíblia nos ensina o contrário: que o mundo todo está sob o poder da Maligno 1Jo 5:19
Jesus disse: Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! Mt 22:29
Andamos enganados pela teologia tradicional, porque desconsideramos o poder de Deus, através do Espírito Santo. E andamos também enganados com o entendimento comum sobre o livre-arbítrio, como se pudéssemos escolher entre o BEM e o MAL ou continuar como estamos; onde estamos? Estamos em um mundo sob o domínio do Maligno e a nossa única opção é escolher o BEM, escolher a Deus, ou permanecer no MAL.
Em primeiro lugar, como foi que a serpente tentou Eva? Não foi com a palavra de Deus?
E ela perguntou à mulher: Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim? Gn 3:1
Semelhantemente, como os religiosos da época de Jesus foram enganados? Não foi com a Lei, a palavra de Deus?
E da mesma forma, como foi que o diabo tentou Jesus? Não foi usando a palavra de Deus? Lc 4:3-12
Assim sendo, notamos que ele sempre trouxe a luta para o campo do homem natural, enganando os homens com a palavra de Deus.
A Bíblia é um todo único, completo e acabado, com centenas de links entre os seus vários livros. E, no seu finalzinho, em Ap 22:18-19 nos alerta que basta uma mínima alteração para que sejamos enganados.
E quando observamos honestamente o nosso comportamento religioso ficamos surpresos com tantos acréscimos das igrejas.
Porque quando analisamos as nossas atitudes à luz da Palavra de Deus, o que encontramos?
Nossa resposta comum é: Deus conhece o meu coração… e isso é tão verdadeiro que ele mesmo alertou, por outro lado: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jr 17:9
Jesus disse: … Assim vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês. Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens. Mt 15:6-9
Estamos tão adaptados aos padrões deste mundo, e tão conformados com ele que não estranhamos mais um grande engano de comemorar a Páscoa com um coelhinho que põe ovos de chocolate, e o Natal com o Papai Noel.
Como você vê? Podemos também estar sendo enganados? Como podemos sair dessa? Como Jesus conseguiu se livrar da tentação, no deserto?
Ao contrário do pensamento comum, a Bíblia ensina que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno. Por outro lado, ensina também que:
– Os céus são do Senhor, mas a terra ele a deu aos homens Sl 115:16
– Assim sendo, há uma ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus Rm 8:19
– Porque o Senhor já fez a parte dele, quando disse: Está consumado, tudo está feito! Agora, é a nossa vez, como filhos maduros de Deus.
Jesus viabilizou essa possibilidade quando concluiu a sua obra nos enviando o Espírito Santo, o único com poder suficiente para nos libertar do Maligno.
E aí, tem coragem suficiente para sair do grande engano?
Haja luz! Paz!