Ninguém quer ser taxado como sem vergonha.
Mas, ser sem vergonha é a melhor coisa para o ser humano!
É socialmente vergonhoso se assumir como medroso ou covarde, mas é aceito se assumir como tímido, e estamos tratando da mesma raiz, a vergonha.
A vergonha gera a timidez, a timidez conduz ao medo, o medo produz a covardia e a covardia resulta na infidelidade e incredulidade.
As Escrituras Sagradas revelam que na presença de Deus não existe medo. E também como o medo entrou no mundo:
No início, enquanto Adão e Eva andavam na presença de Deus, eles estavam nus, e não se envergonhavam.
Então desobedeceram a Deus, comendo da árvore proibida, e cobriram-se com folhas para esconder a vergonha da sua nudez.
Quando Deus chamou Adão ele respondeu que estava com medo porque estava nu, e tinha se escondido.
Ora, ele sempre estivera nu, e não tinha medo.
Uma conclusão: a vergonha produziu nele o medo.
Hoje, a pressão das tradições, sociais ou religiosas, diante de um povo que não conhece o Senhor nos deixam envergonhados de falar ou fazer algumas coisas.
Ela inibe a nossa fala, e falar em público é um dos maiores medos das pessoas.
Na fala está a nossa semelhança com o Criador, a capacidade de chamar à existência o que ainda não existe.
² … Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito... Tg 3
Nas Escrituras percebemos uma ligação direta entre a timidez, medo, covardia, infidelidade e a incredulidade.
E o Senhor trata isso da mesma forma que aos assassinos, feiticeiros, mentirosos…
Tudo originado pela vergonha, e vergonha diante de um povo que não conhece o Senhor!?
Jesus disse aos seus discípulos: Por que vocês são tímidos? Por que não vocês não têm fé?
Vejamos nas diversas traduções de Ap 21:8 a consequência da vergonha:
⁶ Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.
⁷ O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.
⁸ Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (ACF)
⁸ Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. (ARIB)
⁸ Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”. (NVI)
⁸ Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte. (Versão Católica) (Tíbio significa: morno, sem vigor; fraco, débil)
Este alerta para a incredulidade, tem uma saída; uma delas em Js 1:
⁶ “Seja forte e corajoso …
⁷ Somente seja forte e muito corajoso! …
⁹ … Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar“. (NVI)
Ok, entendi, mas como ser forte e corajoso? Como tratar a vergonha?
Hb 12 nos mostra o caminho: A vergonha é vencida quando ela é desprezada:
¹ Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
² tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
Portanto, quando alguém chamar você de sem vergonha, não tenha medo, mas agradeça, porque Deus está com você, todos os dias…
Veja Mc 8:
³¹ Então Jesus começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.
³² Ele falou claramente a esse respeito. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo.
³³ Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: “Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.
³⁴ Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
³⁵ Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.
³⁶ Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
³⁷ Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?
³⁸ Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos“.
¹¹ Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém. 1 Pe 4
Haja luz, para os sem vegonha!
Compartilhe!